Hudson Institute of Coaching desconstrói alguns mitos sobre liderança

Não há uma única receita para ser um bom líder

Muitos executivos buscam o coaching para desenvolver habilidades de liderança e é comum o pensamento de que para ser um bom líder é preciso seguir uma receita. Para Ana Pliopas, executiva formada pelo Hudson Institute of Coaching nos Estados Unidos e certificada pelo International Coaching Federation (ICF) como Master Certified Coach (MCC), isso é um mito. "O coach deve ter como missão encontrar uma abordagem sob medida para cada profissional exercer a liderança levando em consideração o seu próprio estilo", destaca.

Foto: DINO

Nesse sentido, Ana Pliopas também levantou outros mitos sobre liderança e desconstruiu o pensamento comum dessas afirmações que são tidas como consenso no mercado:

1) Mito: somente pessoas extrovertidas são bons líderes.
Desconstruindo o mito: pessoas introvertidas podem ser tão bem-sucedidas ou até mais que os extrovertidos. Estudos comprovam que o que leva alguns introvertidos a serem líderes excepcionais é a valorização que estes dão às conquistas coletivas e priorização de objetivos comuns. Além disso, muitos introvertidos podem ser bem focados e, como consequência, mantêm a equipe na mesma direção.

2) Mito: líderes devem ter uma relação de amizade com seus liderados.
Desconstruindo o mito: muitos líderes mais jovens têm o costume de construir uma relação baseada prioritariamente na amizade com sua equipe. De acordo com Ana, essa prática é equivocada, pois o que os liderados procuram, e precisam, são gestores inspiradores, que tenham posicionamento e imponham limites quando necessário.

3) Mito: há uma receita para ser um líder de sucesso.
Desconstruindo o mito: a liderança não tem uma receita única e imutável. Muito pelo contrário, um líder pode e deve usar diferentes estilos de liderança para diferentes liderados. Cada momento requer um posicionamento, ora mais democrático, ora mais incisivo. Nesse sentido, o processo de coaching busca junto a cada indivíduo o estilo de liderança que é mais apropriado para o seu perfil e personalidade e à situação na qual se encontra.

 

Fonte: www.terra.com.br - 21 de julho de 2017, acessado em 23 de julho de 2017