Confira 15 profissões que prometem no pós-pandemia

Compartilhar

Para os especialistas, profissionais com a mente aberta para o novo, iniciativa e flexibilidade cognitiva terão mais destaque no mercado de trabalho que se avizinha

Por Aline Custódio

Uma nova era no mercado de trabalho é vislumbrada por especialistas, a partir da experiência brusca com a pandemia de coronavírus. Mais do que o fortalecimento do home office, quem acompanha as tendências aponta para a expansão de forma acelerada das profissões ligadas à tecnologia e para o reconhecimento de funções antes em processo de desvalorização. A covid-19 trouxe também mudanças profundas no comportamento dos profissionais. 

A  doutora em Ciências da Educação Naira Libermann, coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação (Idear) da PUCRS,  o sociólogo Dario Caldas, fundador do escritório de tendências Observatório de Sinais, com sede em São Paulo,  a psicóloga Luciane Simões , fundadora da Solucionare RH,  e a professora da escola de negócios da PUCRS Loraine Müller, também sócia-diretora da CRTL4Time, empresa de software de gestão de pessoas, sugeriram as profissões com base na tendência do mercado atual. Confira:

CTO – Chief Technology Officer – diretor técnico responsável por cuidar de todas as ações que dizem respeito à infraestrutura tecnológica da empresa.

Designer digital – projeta, com criatividade e técnica, soluções funcionais para telas de dispositivos diversos.

Gerente de TI (tecnologia da informação) – entre as funções do profissional está a de elaborar, de tempos em tempos, o planejamento estratégico de TI da empresa para contribuir na estratégia corporativa.

Gestor de mídias sociais – responsável pela imagem, pelo relacionamento e engajamento e pela prospecção de uma empresa nos canais digitais. Pensa estrategicamente as possibilidades de negócios por meio de sites e redes sociais.

Assistente de mídias sociais – pesquisa marcas ou mercados competitivos, executa campanhas nos sites e nas redes sociais, entre outras funções, a partir da estratégia definida pelo gestor.

Profissional de cibersegurança – entre as funções que podem ser desempenhadas estão as de pentester (responsável por testar a rede de vulnerabilidades de uma organização), desenvolvedor de software de segurança, auditor de segurança, arquiteto de segurança, gerente de produto e diretoria de governança de dados.

Profissionais da área da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras – necessários para auxiliar no combate às doenças do século 21: síndrome de Burnout, transtorno de ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

Instrutores de ioga, de meditação e terapeutas holísticos – profissionais que ajudam no equilíbrio energético, mental e emocional de cada pessoa.

Profissionais da área da saúde, como técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos especialistas em infectologia e virologia – a pandemia do coronavírus foi a maior dos últimos cem anos, mas outras já ocorreram e, segundo especialistas, o mundo não está livre de novas ocorrências.

Biotecnólogo – desenvolve e aplica tecnologias em diferentes áreas, pesquisa os efeitos de medicamentos e substâncias químicas e estuda o melhoramento genético.

Consultor financeiro – presta serviços financeiros a pessoas físicas e jurídicas, com base na situação financeira do cliente.

Profissional de RH – acompanha as tendências do mercado, seleciona, treina e desenvolve pessoas, gere o clima organizacional e faz o papel de conciliador entre colaboradores e empresa.

Analista de Customer Experience – busca novos canais de comunicação para oferecer aos consumidores. Facilita a aquisição, impulsiona a fidelidade e melhora a retenção de clientes.

Especialista em Sustentabilidade –  profissional que pensa estratégias voltadas às pessoas, aos processos e à tecnologia com impacto positivo no ambiente que, ao mesmo tempo, mantêm a empresa competitiva no mercado.

Motorista e motoboy – profissões aquecidas pelos aplicativos de transporte, pelas entregas em domicílio e pelo mercado brasileiro de logística e transporte privado de passageiros. É preciso saber técnicas de atendimento ao cliente e de negociação.

Fonte: Site https://gauchazh.clicrbs.com.br


Compartilhar