Matemática do Coração

Compartilhar

” Je pense, donc je suis” , René Descartes.

“Penso, logo existo” é uma frase que costumamos ouvir referente ao ser humano. Eu, aqui, querendo corrigir Descartes seria um despropósito, mas o mais adequado seria dizermos “Sinto, logo existo”. Justifico.

Durante o Workshop “Fortalecendo a Resiliência por Meio da Coerência Cardíaca”(*) apresentado pelo Psicólogo carioca Daniel Campos fui apresentada(**) ao acima disposto. A razão é uma questão da lógica pela qual manifestamos o nosso Comportamento.

O Comportamento do ser humano somente acontece como consequência de um “Pensamento” que nos leva a agir ou reagir de determinada maneira.

No entanto, a origem de um Pensamento provém de um Sentimento. Ou seja, temos na seguinte ordem:

Comportamento
Pensamento
Sentimento

Mas temos ainda mais origens para o acontecimento do “Comportamento”, ou seja, antes ainda do Pensamento e do Sentimento acontecer, encontramos as Emoções. E nossas emoções tem origem em nossos valores, crenças, genética, experiências, convivências que ficam guardadas em memórias escondidas em nossa estrutura fisiológica.

Podemos, então, fazer um esquema da origem do nosso Comportamento, por ordem temporal de acontecimento:

  1. Sistema Fisiológico
  2. Valores, Crenças, Vivências, Convivências, Genética entre outros
  3. Emoções
  4. Sentimentos
  5. Pensamentos
  6. Comportamentos

Portanto, se a origem do Comportamento está em nosso Sistema Fisiológico onde seria o melhor espaço para darmos início ao propósito de trabalharmos a mudança , a cura, a transformação ?

Na interpretação do Assessment ou Testagem de Perfil Comportamental eu uno o ferramental da Abordagem Integrada da Mente (criação pelo neurocientísta Diogo Lara) e investigo em conjunto com você qual o caminho mais prudente e efetivo para o desenvolvimento e crescimento desejado.

#Vem que eu te Ajudo

Marisa Golin da Cunha
Email: marisa@marisagolin.com.br
Whatsapp: 51.99969.6159

(*) Institute od HeartMath
(**) em 03/06/2020

(


Compartilhar