Autogestão emocional e muito mais do que 5 emoções

Compartilhar

Eu já tive oportunidades em que me questionei o que estava sentindo após (ou antes) algum acontecimento ou fato. E, por vezes, conseguir identificar e dar nome a uma emoção, pode ser uma missão difícil, eis que transformar em palavras um sentimento requer muito mais do que uma simples tradução.

Quero apresentar um estudo curioso e aprofundado sobre as emoções, que foi desenvolvido por Paul Eckman e Eve Eckman em um projeto que teve o apoio de Dalai Lama denominado em um site como o “Átlas das Emoções”. Neste trabalho, os autores apostaram na ampliação do desenvolvimento de maior consciência emocional. Chamo a atenção para a existência de 5 emoções básicas que os estudiosos Eckman nos apresentam:

  1. raiva
  2. medo
  3. nojo
  4. tristeza
  5. alegria

Essas 5 emoções tem, no entanto, derivações em graus de intensidade que nos levam a diversas outras nominações e que podem definir de forma mais assertiva qual é a nossa percepção do que está se passando em nossa mente (ou coração).

Convido-os a visitarem esse trabalho de Eckman e Dalai Lama, clicando em cima de cada um dos círculos das 5 emoções básicas e amplie o seu autoconhecimento: http://atlasofemotions.org/#continents/

Saber lidar sempre melhor e mais com o nosso íntimo, nos torna mais donos de nós e de nossas perspectivas. Na investigação para descobrir a essência do que queremos, gostamos e que nos faz bem, temos que fazer “limpezas” internas, retirando a carga que carregamos de outras pessoas.

Quando ampliamos o conhecimento de nós, nos conduzimos a um espaço diferente, onde as opções que se apresentam fazem mais sentido com nossa consciência e paz. A satisfação que chega junto com a autogestão emocional é digna de chamarmos de tão sonhada felicidade.


Compartilhar