Quando a gente acha que se conhece

Compartilhar

A pessoa que somos hoje é resultado de uma infinidade de fatores tais como nossa criação, pais, irmãos, família, escola, sociedade, genética, cultura, valores, experiências e vivências. O conjunto de todos esses ingredientes ao longo de nossos anos de vida nos oferece um complexo de características muito único para cada um de nós. E, são tantas as particularidades que individualmente detemos , que me pergunto se é possível chegar um dia em nossas vidas que possamos dizer: “eu me conheço” !

O questionamento sobre como agimos e reagimos de determinada forma nas mais diversas situações de nossas rotinas é um primeiro desafio com o qual nos deparamos. Saber, com antecedência, quais serão nossas possíveis atitudes em certos episódios já nos permite escolher como queremos nos comportar.

Porém, somos muito mais do que o “como” agimos e reagimos: o autoconhecimento nos promove a um outro patamar de compreensão, quando nos questionamos sobre o “porquê” procedemos com dada atitude.

Para encontrarmos o “porquê” de nossos comportamentos, teremos que recorrer ao nosso iceberg e mergulhar em emoções, pensamentos, sentimentos, crenças, valores que fomos formatando ao longo de nossa história.

Muitas vezes, desde bebês, fomos criando estratégias só nossas para conviver com algumas situações com as quais nos deparamos. Estratégias essas que construimos para poder, quem sabe, suportar determinadas dores emocionais que estariam nos invadindo. E essas estratégias vão tomando lugar em nosso jeito de ser e invadem de tal maneira nosso comportamento que podemos até pensar que são originais ou que “somos mesmo assim”.

Se nos permitirmos investigar a nós mesmos, com cuidado, paciência, coragem e ânimo, nos questionando os “porquês” podemos descobrir que ainda faltam descobertas pessoais para dizer que “nos conhecemos”.

Investigue-se, questione-se, não pare de se olhar, de se indagar. Vá constantemente além primeira resposta que lhe vier. O autoconhecimento nos dá poder, nos fortalece e nos dá autonomia e garra para seguirmos em direção aos nossos sonhos e propósitos.


Compartilhar