Servos das Potências ou das Emoções ?

Compartilhar

Por Marisa Golin da Cunha

O “Sistema de Recompensa” é um mecanismo do sistema nervoso do homem que, quando impulsionado por experiências de prazer (no encadeamento de neurônios e neurotransmissores, fenda sináptica), se encontrar reforços positivos, fará com que o organismo seja impelido repetidas vezes na busca dessas emoções.

O Documentário “O Dilema das Redes” ( The Social Dilemma ), recém lançado no Netflix, apresenta o que estaria sendo enviado pelas redes sociais ao cérebro com a capacidade de comandar a humanidade e criar um novo formato de “potência mundial”.

É mandatório assistir “O Dilema das Redes” e refletir e, a partir de então, ter a sua opinião.

O poder econômico e financeiro de potências econômicas foram até há pouco considerados o maior comando mundial tendo em vista suas forças nas mais diversas áreas de riqueza e que influenciavam as decisões globais frente sua autoridade econômica, política e militar. Também é conhecido o poder econômico obtido por empresas que viraram grande impérios e alcançaram o poder de influenciar mundialmente Países e pessoas.

O que aparece, agora, apresentado em “O Dilema das Redes” é esse novo poder: o de intervir na mente humana, ocupando o espaço no que a química cerebral permite.

É quase avassalador o conteúdo do filme. Por isso recomenda-se que seja assistido para que cada um possa ter a sua concepção e, se for o caso, lançar a sua avaliação para análise e debate.

Quando o homem toma para si a responsabilidade pela sua vida, hoje, no presente, está construindo, neste momento, o futuro. Se tudo o que está presente no filme é a realidade há um grande trabalho a ser construído e disseminado para que esse futuro continue a pertencer a todos.


Compartilhar