Sob pressão: qual é a tua reação ?

Compartilhar

Já no apogeu Grego foram identificados quatro perfis comportamentais nas pessoas: FOGO, ÁGUA, TERRA e AR. Em 1928, o estudioso William MARSTON criou a base de uma categorização dos comportamentos presentes nas pessoas que ele chamou de: DOMINÂNCIA, INFLUÊNCIA, ESTABILIDADE e CONFORMIDADE. (obs.: em minhas testagens utilizo os termos EXECUTOR, COMUNICADOR, PLANEJADOR e ANALISTA).

Todos os 4 comportamentos estão presentes em cada ser humano. No entanto, o mais comum é que cada um tenha dois desses comportamentos com mais predominância.

A compreensão de si mesmo pode criar um “atalho”, permitindo o conhecimento pessoal e perceber quais são os seus comportamentos que tem mais prevalência. E esse conhecimento se dá através da Testagem de Perfil Comportamental, ou, Assessment.

No resultado do Assessment identifica-se como o comportamento fica afetado e impactado em períodos de pressão ou stress.

Mas na prática, então, qual seria a utilidade em identificar como são as suas atitudes em períodos ou momentos de pressão? Conforme BONNESTER, Bill, as pessoas que compreendem a si mesmas possuem uma capacidade única de adaptar seu comportamento a cada situação. E o autor ainda acrescenta que “as pessoas melhor sucedidas na vida realmente compreendem a si mesmas.

Conhecer-se, aprofundar-se no entendimento de como e porquê acontecem as suas ações e reações é de um valor inestimável, eis que sabe-se, de antemão, o desempenho em quaisquer situações. Busque sempre e cada vez mais o seu autoconhecimento.


Compartilhar