Procrastinação ?

Compartilhar

Por Marisa Golin da Cunha

Retardar a execução de uma tarefa, atividade ou até mesmo um sonho pode parecer um problema quando não conhecemos algumas técnicas que facilitam o nosso cérebro a nos ajudar.

O cérebro gosta que mostremos a ele aquilo que gostaríamos de fazer de uma forma clara, minuciosa e o mais próximo possível do presente. Isto quer dizer que programar a realização de determinada tarefa com detalhes e com a demarcação dos tempos compreendidos como necessários para sua execução acaba sendo um caminho prático para o cérebro compreender nossas intenções. Assim:

1. Programe por escrito a atividade, incluindo cada item que deve ser realizado para o seu cumprimento. Por exemplo: “Conversar com um colaborador para lhe dar um feedback”. Essa atividade pode gerar diversas emoções e por isto passar a ser adiada. Mas, se o seu cérebro receber pequenos comandos, ele poderá trabalhar cada momento com agilidade e com perspectivas mais simples. Exemplifico como poderiam ser, então, cada um dos itens da atividade mencionada:

Momento 1- anote o que é necessário dizer ao colaborador
Momento 2- crie a abordagem que acredita como interessante
Momento 3- agende com o Colaborador
Momento 4- Reúna-se com o Colaborador

2. Crie a sua agenda de atividades do dia, mas recomendo que isso ocorra no final da tarde do dia anterior. Seu cérebro terá toda a noite para se acostumar com o que está programado.

3. Insira, nessa agenda, a execução das atividades que mais lhe geram resistência para as primeiras horas do dia seguinte. Cumprir o mais “difícil” primeiro permite que o restante do seu dia possa ser mais leve e criativo (e sem culpa).

4. Crie horários determinados em uma “Agenda Mínima Semanal” para os diversos tipos de atividades. Essa padronização e previsibilidade de ocupação do tempo proporciona conforto, o que irá gerar mais produtividade e a sensação de dever cumprido.

A proposta é que você inicie com essas quatro sugestões e poderá, em um curto espaço de tempo, perceber que seu dia está com mais horas e poderá, então, criar espaço para outros encantamentos !

Mas tenha sempre em mente que algumas procrastinações podem ter origem em fatos ou lembranças da sua história que, na maior parte das vezes, são memórias escondidas. Nessas situações é aconselhável também poder avaliar o que poderia estar travando seus acontecimentos.


Compartilhar