Comunicação e Liderança

Compartilhar

Poder e saber se comunicar é uma das importantes características de quem lidera ou quer liderar. A abrangência da comunicação envolve desde a linguagem corporal (expressões faciais, gestos e postura), até o conteúdo e a voz. São inúmeros os estudos que dispõem sobre a excelência na comunicação. Pretendo, porém, falar aqui sobre o que poderia estar no pano de fundo da história de quem sente a comunicação como uma exposição desconfortável e que não fica à vontade nesses momentos.

Manifestar-se frente a uma ou mais pessoas pode exigir do comunicador um grande esforço ou até mesmo, em certas ocasiões, um sentimento de incapacidade e até de paralisação. Quando situações com tais características se apresentam, o simples treinamento e conhecimento sobre a comunicação eficiente pode não ser o suficiente.

A história pessoal de cada um traz muitas vivências e experiências que são capazes de moldar (limitar ou facilitar) a habilidade de comunicabilidade que se constrói. Ou seja, eventos traumáticos, dramáticos ou mesmo tramas conseguem criar novas premissas que poderão ser acreditadas pelo “comunicador” como verdades. Isso é o que se chama de “crenças”.

Para a construção e o nascimento de uma nova performance na sua comunicação, em tais situações semelhantes, seria imperativo revisitar os percursos transcorridos, em um mergulho nos fatos marcantes passados e, então, entender as versões que Você criou como escape e/ou uma estratégia de vida.

As crenças que forem buscadas e examinadas permitirão que se toquem e compreendam os atuais acontecimentos e as verdades do, agora, adulto. E o cérebro permite e aceita que essas novas trilhas sejam moldadas ou remoldadas, o que facultará uma mudança de comportamento e,  consequentemente, de postura frente à vida.

Se a sua comunicação está frágil, investigue sua história, suas relações pregressas, a origem de seus medos e se permita criar o espaço para uma nova postura frente à você mesmo e aos outros. Desfrute sua liderança com uma comunicação sem medos e travas.


Compartilhar